logo

DESCENTRALIZAÇÃO

Vacina BCG e Teste do Pezinho serão realizados nas Unidades Básicas de Saúde em Araputanga


Por Redação Popular Online

img

Imagem ilustrativa. (Foto: Banco de imagens freepik)

A partir deste mês as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Araputanga (a 345km de Cuiabá) passam a realizar o Teste do Pezinho e a vacina BGG. O atendimento foi descentralizado com o objetivo de facilitar o acesso das mães e garantir que nenhuma criança fique sem passar pelo exame, conforme explicou a coordenadora de atenção básica do município, Erislaine de Oliveira.


“É com muita alegria que comunico que a Secretaria de Saúde descentralizou os Testes do Pezinho e a vacina da BCG para todas as Unidades Básicas de Saúde do nosso município”, informou.


Erislaine destacou que o atendimento é feito nas terças-feiras na Unidade Básica Central, quartas-feiras na Unidade Básica do bairro Cidade Alta, quintas-feiras na Unidade do bairro Santo Antônio e nas sextas-feiras na Unidade Básica de Saúde do bairro São Sebastião.


“Todas as mamães que tiveram o bebê a partir do terceiro dia de vida podem procurar uma dessas unidades para realizar o Teste do Pezinho o quanto antes” afirmou a coordenadora.


O Teste do Pezinho faz parte da triagem neonatal, que é o acompanhamento do processo de crescimento e desenvolvimento do recém-nascido, monitorando fatores de risco ao nascer e a evolução da criança, garantindo um atendimento de qualidade.


O exame é realizado com algumas gotinhas de sangue coletadas no calcanhar do bebê, podendo assim identificar precocemente doenças metabólicas, genéticas, enzimáticas e endócrinas que podem prejudicar o desenvolvimento da criança, e que não apresentam sintomas nos primeiros dias de vida.


MATO GROSSO

Lambari d'Oeste está entre os finalistas da 2ª edição do Prêmio Cidades Inovadoras

Iniciativa busca valorizar práticas que transformam cidades em ambientes mais inteligentes e sustentáveis.


REGULAMENTO

BC aprimora mecanismo do Pix para devolução de recursos em caso de fraude

Atualmente, a devolução é feita apenas a partir da conta originalmente utilizada na fraude


ARAPUTANGA

Alunos criam “ONG” fictícia, arrecadam recursos e ajudam entidades sociais; faça sua doação

Quem desejar apoiar a iniciativa pode entrar em contato diretamente com a professora Vanusa Xavier pelo telefone (65) 9 9990-8186.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.